terça-feira, 3 de novembro de 2015

Como desativar a tecla FN do notebook?

Fonte: Techtudo

                                   

As teclas “Fn” dos notebooks são responsáveis por oferecer dois comandos diferentes para diversas outras teclas. Quais serão elas e suas funções, irá depender muito da marca e modelo do seu dispositivo. Para desvendar esse recurso para você, o TechTudo explica para o que ela serve e como a desativar.

Em alguns modelos, o "Fn" pode servir para ativar um teclado numérico em teclas com letras, em outros irá funcionar em conjunto com as teclas de funções “F1″ a “F12″, ativando uma funcionalidade alternativa. Para identificá-las no teclado, basta procurar pelas teclas marcadas com a mesma cor da “Fn”, que geralmente é azul ou laranja.

Como desativar

Novamente, isso dependerá muito do modelo do seu notebook. Caso o teclado possua a tecla “Num Lk”, o processo será muito mais simples. Basta pressionar a tecla “Fn” ao mesmo tempo que a “Num Lk” para bloquear ou desbloquear a função.



Outra opção também, e pressionar as teclas FN+F2.

Os testes, porém, foram feitos em um notebook Dell Inspiron n4010, que não possui a “Num Lk”. Sendo assim, o caminho para desativar é bem mais longo, mas existe.

Passo 1. Reinicie o computador. Ao aparecer a tela de inicialização, pressione “F2″ para abrir a BIOS.

Abra a BIOS (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Abra a BIOS (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Passo 2. Pressione a seta para a direita e vá para “Advanced” e desça até “Function Key Behavior” e dê enter. Irão aparecer duas opções: “Function Key First” e “Multimedia Key First”.
Em "Advanced", selecione "Multimedia Key First"  (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Em "Advanced", selecione "Multimedia Key First" (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)


Passo 3. Para desabilitar a tecla, selecione a opção “Multimedia Key First”. Pronto, agora a tecla já foi desativada. Para reativá-la, basta seguir os mesmos passos.
Existem dois caminhos para desabilitar a tecla  (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Existem dois caminhos para desabilitar a tecla (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

0 comments:

Postar um comentário