sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

O que é o Sistema Operacional?

O sistema operacional (S.O) é um programa ou conjunto de programas que aproxima o usuário do computador, traduzindo e direcionando as tarefas solicitadas pelo usuário ou por outros programas em uma linguagem que o processador possa compreender e executar.
Após ligarmos o computador, ele inicia lendo as informações da BIOS e depois passa a carregar na memória o S.O, que deve estar gravado na unidade de armazenamento (HD), o que dá condições para nós usarmos os recursos do computador.
Exemplos de S.O: MS-DOS, Windows, Linux, IOS e outros...

Aplicativos

Apenas com o S.O instalado, o computador não se torna útil, ele estará apenas pronto para receber comandos. Por isso existem os programas ou aplicativos que nos ajudam na utilização do computador, pois eles estão mais próximos de nós do que o processador.
Cada programa ou aplicativo é feito para uma finalidade específica definida durante sua criação pelo seus desenvolvedores. Como exemplo de programa ou aplicativo podemos citar os editores de texto, as planilhas de cálculo, os editores de imagens, navegadores para a internet, reprodutores de sons e imagens, programas para controle de empresas e muitos outros.
Assim, existem diversos tipos de programas residentes dentro do computador, uns mais próximos do processador e outros mais próximos de nós. Para os programas mais próximos do processador dizemos que este é um programa de de baixo nível e para os programas mais próximo de nós dizemos que é um programa de alto nível.   

0 comments:

Postar um comentário